sexta-feira, 30 de julho de 2010

BOLETIM NÚMERO 49

A diretoria da Associação Friburguense de Imprensa esteve reunida na última quarta-feira, 28, para a reunião mensal e aprovou as seguintes providências:

1° - COMENDA AFI

Está criada a COMENDA AFI que será entregue anualmente, a três personalidades de destaque da cidade, em vários setores da comunidade, no dia 20 de junho, dia da imprensa e fundação da AFI e este ano levará o nome do nosso sócio fundador ALUYSIO CHAVES DE MOURA

2° - MELHORES DA IMPRENSA

Está aprovado o nome do nosso sócio fundador RODOLFO ABBUD para o nome do troféu melhores da imprensa que será entregue no final do ano aos destaques da imprensa local.

3° - NOVOS SOCIOS

Foram aprovadas novas fichas dos novos sócios: Gilberto Gonçalves Pereira Filho, Ailton José da Silva, Wagney Castricini Raminelli, Mauricio de Almeida Siaines de Castro. As carteirinhas já estão sendo providenciadas

4° - COMISSÃO DE EVENTOS

A diretora jurídica Rosangela Cassano foi apontada como presidente da comissão que será formada para organizar festas e eventos com o objetivo de

Angariar recursos financeiros para a AFI.

5° - REPRESENTANTE ABI/SINDICATO

O sócio fundador Aécio Alves da Costa foi apresentado através de ofício do presidente ao Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro e Associação Brasileira de Imprensa como responsável por dar encaminhamento a parceria efetiva com a ABI e abertura da delegacia sindical na cidade de Nova Friburgo

6° - CAMPANHA

Está aprovada a campanha da AFI denominada “Friburguense vota em Friburguense”, que será desencadeada na cidade brevemente junto as emissoras de rádio e televisão, veículos na mídia impressa e eletrônica.

7° - COMODATO

O diretor social e de patrimônio Landri Schettini ficou encarregado de analisar possibilidade de investimento através de comodato, em imóvel no centro da cidade.

8° - CONSULTAS

O diretor de comunicação Ely Borges ficou responsável por consulta jurídica e campanha trabalho junto aos veículos de comunicação da cidade no sentido de agilizar a campanha Friburguense vota em Friburguense.

9° - ATENDIMENTO JURÍDICO

A diretora jurídica Rosangela Cassano a partir da próxima segunda-feira fará plantão em nossa sede no horário entre 15 e 18h, toda segunda-feira, para atender as questões jurídicas dos associados da AFI e integrantes da imprensa local.

10° - CAPACITAÇÃO

Por sugestão do jornalista Padre Luiz Claudio, sócio da AFI, ficou aprovado a agilização de anualmente a realização de cursos de capacitação dos profissionais da imprensa local, englobando também os estudantes de cursos de comunicação das duas universidades da cidade. Ucam e Unesa.

11° - FOLHETINS

Ficou aprovado uma consulta do departamento jurídico da AFI junto ao Sindicato dos Jornalistas e Ministério do Trabalho, sobre a quantidade de jornais que estão sendo editados em Nova Friburgo sem os requisitos exigidos pela lei.

12° - CIRCULO DE PALESTRAS

O presidente está agilizando junto aos s palestrantes convidados a marcação das datas do círculo de palestras, previamente anunciado, cujo início será ainda neste mês de agosto com os seguintes temas:
17/08/20: Padre Luiz Claudio Azevedo Mendonça

A importância da filosofia no encontro do homem com Deus

__/__/10: Jornalista Gilberto Gonçalves

O jornalismo no mundo

__/__/10: Jornalista Nilo Sérgio Gomes

O jornalismo como empresa

__/__/10: Jornalista Daniel Cunta

A notícia policial na vida do povo

__/__/10: Padre marcos Vinicius

A dignidade da pessoa humana e seu equilíbrio ético

__/__/10: Jornalista Antonio Fernando

Política e políticos

__/__/10: Radialista Fernando Bonam

O rádio e o esporte

__/__/10: Professor Hamilton Werneck

Educação como base da vida

__/__/10: Pastor Armindo Muler

A evolução das religiões evangélicas em Nova Friburgo

__/__/10: Jornalista Liliane Souzella

Extinção do diploma de jornalista

__/__/10: Vereador Pierre Moraes

O perfil do estudante de Nova Friburgo

__/__/10: Jornalista Yedda Santos

Experiência como Santo Dyme

__/__/10: Médico José Henrique

O espiritismo e seus mistérios

__/__/10: Professora Cora Ventura Lugon

Drogas o mal do século

__/__/10: (a confirmar palestrante)

Os segredos da administração pública

__/__/10: Carlos André Pedrazzi

Campanha OAB desaparecidos políticos

__/__/10: D. Edney Gouvêa Mattoso

Tema a ser escolhido por ele

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Prefeitura antecipa pagamento do PIS/PASEP

O secretário municipal de Administração, Angelo Jaquel, anunciou uma boa notícia para o funcionalismo público municipal: no pagamento depositado nesta sexta-feira, 30, em torno de 1200 servidores também estarão recebendo o valor correspondente ao PIS/PASEP, independente do recebimento do benefício estar agendado para os meses de agosto, setembro, outubro, novembro ou dezembro.

Segundo ainda detalhou o secretário, a antecipação do pagamento aos servidores que têm direito aos rendimentos de um dos dois programas, foi possível em função de mais uma parceria com da Prefeitura de Nova Friburgo com o Banco do Brasil.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Conferência Regional Serrana de Cultura será em Nova Friburgo no próximo sábado, 31

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do município e o Conselho Municipal de Cultura de Nova Friburgo, realizará no próximo sábado, 31, a Conferência Regional de Cultura da Região Serrana. O evento será no Teatro do Nova Friburgo Country Clube, entre as 9 horas e 17 horas.

A realização desta conferência, acordada no encontro municipal ocorrido em Nova Friburgo em 17 de junho, foi confirmada pela Secretaria Estadual de Cultura na semana passada em prosseguimento ao processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura.

Para o encontro, estão programados debates com agentes culturais do setor público e da sociedade civil de 15 municípios que integram a região Serrana do Estado: Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes e Cachoeira de Macacu.

O secretário Municipal de Cultura e Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Roosevelt Concy, informa que o credenciamento será feito no próprio dia e local a partir das 9 horas. Mais informações: (22) 2527-5275.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Festival de Inverno continua com programação variada

O 9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo está superando todas as expectativas dos organizadores. Teatros lotados, shows com grandes públicos, belas paisagens e ar puro. O festival ‘clima frio, coração quente’ da serra friburguense já se consagra no calendário de turistas de todo o país.

Nesta quarta-feira, 28, teremos o tradicional ‘Concertos ao Meio-dia’, com as apresentações dos pianistas André Signorelli e Silas Barbosa, desfilando seu talento com as obras de Mozart (nº 20 – K466) e Beethoven (nº5). O espetáculo acontece no Teatro Municipal, com entrada franca, mediante um quilo de alimento não perecível.

Noite musical

O Duo Mauro Senise e Gilson Peranzetta é também um dos destaques da programação do 9º Festival de Inverno de Nova Friburgo desta quarta-feira, às 20h, no Teatro Municipal. Mauro Senise, nascido em maio de 1950, no Rio de Janeiro, neto do pensador Alceu Amoroso Lima, começou sua carreira nos anos 70. Estudou flauta clássica com Odette Ernest Dias e sax com Paulo Moura dois mestres que Mauro reconhece como fundamentais em sua carreira.

Durante muitos anos tocou e gravou com outros grandes mestres como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Luis Eça. Já gravou também com todos os grandes nomes da MPB. Ganhou inúmeros prêmios (em carreira solo), dentre eles o troféu Playboy e o prêmio Brahma Extra de Revelação Instrumental pelo conjunto da sua obra, além de ser indicado ao Grammy Latino. Apresentou-se por toda a Europa com Egberto Gismonti e na Espanha, França, Bélgica, Estados Unidos, Equador, Ilha de Malta com o Cama de Gato. Com este grupo tem seis CDs lançados.

O pianista, compositor, arranjador e maestro Gilson Peranzzetta é, sem dúvida, um dos melhores músicos brasileiros da atualidade. Gilson é um estilista da música, sua performance como pianista e arranjador tem personalidade, criatividade, delicadeza, e requinte, sem jamais perder a brasilidade. Citado pelo maestro e produtor Quincy Jones (co-criador de discos de Michael Jackson) como um dos maiores arranjadores do planeta, Gilson Peranzzetta recebeu inúmeros prêmios, entre eles três Prêmios Sharp de Música como melhor arranjador, melhor compositor e melhor intérprete. Contabiliza 40 CDs solo lançados nos últimos 20 anos - os dez últimos saíram pelo selo “MARARI DISCOS”, criado por Peranzzetta em 1999 -, além de centenas de cds gravados para diversos artistas como arranjador, pianista e produtor.

Data : 28 de julho, quarta-feira

Local : Teatro Municipal

Horário: 12h

Atração: André Signorelli e Silas Barbosa (piano)

Ingresso: Entrada Franca mediante doação de 1 kg de alimento não-perecível no local do evento


Horário : 20h
Atração : Mauro Senise (sax e flauta) e Gilson Peranzetta (piano)
Ingresso : Entrada Franca mediante doação de 1 kg de alimento não-perecível no local do evento

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Nova Friburgo recebe nesta sexta, 30, o maior evento de ciclismo em estrada da América Latina

Contando com diversas atividades, além da participação da medalhista olímpica Adriana Behar, a maior competição internacional de ciclismo em estrada de alta performance na América Latina, terá sua quarta parada em Nova Friburgo na próxima sexta-feira, 30. Após a etapa de Três Rios, as estrelas internacionais dos pedais chegam à cidade por volta das 12 horas, na praça do Suspiro (em frente ao teleférico), após percorrer cerca de 157 quilômetros entre Três Rios, Itaipava, Petrópolis e Teresópolis.

Além da passagem dos ciclistas pelo município serrano - colonizado por europeus no início do século 19 - o ‘Tour do Rio’ consta de diversas atividades para os moradores da cidade, que acontecerão a partir das 10 horas da própria sexta-feira, no local da chegada dos atletas, o Suspiro. Para o prefeito, engenheiro Heródoto Bento de Mello, “a escolha de Nova Friburgo para receber uma das etapas do ‘Tour do Rio’ é fundamental para a retomada do turismo, do esporte e da cultura como atividades capazes de motivar o desenvolvimento local, posicionando a cidade como pólo de expressão no interior do Estado do Rio”.

Segundo lembra ainda o Prefeito, a passagem dos competidores pela cidade não poderia coincidir com momento melhor. É que a cidade também realiza o seu 9° Festival Internacional de Inverno (FINF) até o próximo domingo, 1º de agosto - inclusive dia nacional da Suíça, data que reverencia um dos países colonizadores do município. Desde o último dia 15, em seu Teatro Municipal, na mesma praça do Suspiro; no palco da ilha do Country Clube, na Usina Cultural Energisa e ainda na Oficina Escola de Artes vêm acontecendo espetáculos de música erudita e popular, dança, teatro e shows com renomados artistas de cinco países. Os restaurantes locais ainda estão realizando paralelamente um festival gastronômico com cardápio especial para a ocasião, que convida para programas acolhedores e aconchegantes num dos melhores climas do território fluminense.

Ordem de caravana: largada no Leme

Com largada no Leme, às 19 horas desta terça, 27, em prova denominada ordem de caravana, definindo a ordem de partida das equipes da primeira etapa do Tour, com saída do Rio, na quarta-feira, 28, às 9 horas, rumo a Angra dos Reis, num percurso de 170 quilômetros, passando por Itaguaí e Mangaratiba até chegar a Angra, pela BR 101, a prova continua na quinta-feira, 29, saindo de Volta Redonda, rumo a Três Rios (160 km), via Manuel Duarte e Levy Gasparian. No dia seguinte, chega a Nova Friburgo, de onde parte no sábado, 31, às 09 horas, para mais 138 quilômetros de competição por Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Cabo Frio, da qual se destinam à quinta etapa, com largada no domingo, 1°, as 08 horas, para o Rio de Janeiro, num percurso de aproximadamente 158 km, passando por Saquarema, Rio Bonito, Itaboraí, Niterói até acessar a ponte Presidente Costa e Silva.

Disseminando o

uso da bicicleta

“Muito além de uma prova de resistência, velocidade e determinação, o ‘Tour do Rio’ promoverá na cidade também a bicicleta como esporte, como lazer e, especialmente, como meio de transporte, acredita o secretário municipal Frank James Fernandes (Esporte e Lazer), destacando ainda que várias atividades serão oferecidas à população, incluindo o projeto ‘Acerte o Passo’, realizado regularmente na cidade desde o início do ano passado pela Prefeitura, através da Secretaria municipal de Esportes e Lazer.

“Queremos convocar toda a população de Nova Friburgo para participar e se divertir no ‘Tour do Rio’. Nosso objetivo é incentivar o uso da bicicleta como transporte, qualidade de vida, descobrir novos talentos e oferecer ao público adulto a oportunidade de aprender a pedalar de forma lúdica”, afirma Maria Luisa Jucá, da Conexão, empresa idealizadora da competição.

Benefícios para rede hoteleira e comércio

Após passar por Nova Friburgo, vindo de Três Rios/Teresópolis, o ‘Tour do Rio’ segue para Cabo Frio, de onde retorna ao Rio de Janeiro, na qual encerra o desafio no domingo, 1º de agosto, com chegada na Enseada de Botafogo.

“Nova Friburgo só tem a agradecer aos organizadores pela preferência em passarem e se hospedarem no nosso município, que se sente lisonjeado. Esses atletas, que são um exemplo para os ciclistas da cidade, dignificam o que tem de melhor no mundo do ciclismo. A passagem por Nova Friburgo representa benefícios para a rede hoteleira e o comércio de uma forma geral”, conclui o Secretário de Esportes e Lazer do município, Frank James.

ATIVIDADES ‘TOUR DO RIO’

EM NOVA FRIBURGO

A partir das 10 horas: projeto ‘Acerte o Passo’ (medição da pressão arterial e teste de glicemia), Oficina de Pipas, recreação com pinturas e petecas.

Mais informações: Assessoria institucional - FSB Comunicações, com Gustavo Pinheiro (21) - 3206-5050 / 8121-7103 gustavo.pinheiro@fsb.com.br); Marcela Cerqueira (21) 3206-5050/ 7892-0895 marcela.cerqueira@fsb.com.br). Assessoria esportiva: Media Guide, com Manoela Penna (21) 8301-0123 / 7888-7774 ID:98*48957 manoela@mediaguide.com.br) e Rafael Abreu (21) 9255-8262 rafael.abreu@mediaguide.com.br

sexta-feira, 23 de julho de 2010

‘Nova Friburgo Volta a Sorrir’

Já está disponível na Policlínica Dr. Sílvio Henrique Braune, no Centro, o serviço de implantação de próteses dentárias, totalmente custeado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ainda em fase de adaptação, o projeto atende atualmente a 30 pacientes por mês.

O cadastramento é feito mediante encaminhamento por dentistas da rede municipal, que têm qualificação para determinar quais são os pacientes que estão aptos a receber a prótese, ou seja, sem restos radiculares ou rebordos a preparar. Não serão cadastradas pessoas que chegarem sem encaminhamento prévio.

Com o laudo odontológico em mãos, o paciente deverá ir à Policlínica Centro Silvio Henrique Braune (Suspiro), onde será cadastrado em uma lista de espera.

Um dos primeiros pacientes, atendido na última quarta-feira, 21, Elson Pacheco, 46 anos, relata que a prótese dentária já o ajudou a conseguir um novo emprego. Ele comenta que 'sua nova aparência aumentou a autoestima e melhorou o convívio social'.

Os profissionais que estão confeccionando as próteses totais são os professores da extinta Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (FONF), hoje alocados no quadro funcional da Prefeitura Municipal e inseridos no projeto NOVA FRIBURGO VOLTA A SORRIR.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

9° FINF tem mais duas grandes atrações nesta sexta

No teatro, ‘Caderno de Memórias’ com Dira Paes e Otto Jr. e, no palco da ilha do Country, a grande
revelação musical Maria Gadú

A atriz Dira Paes chega aos palcos friburguenses dentro da programação do 9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo, com a peça ‘Caderno de Memórias’. A apresentação será realizada nesta sexta-feira, dia 23 de julho, às 20 horas, no Teatro Municipal (praça do Suspiro). A entrada para todas as atrações é franca, solicitando-se aos interessados a doação de um quilo de alimento não perecível e que o público chegue com antecedência aos locais dos espetáculos, para garantir seus lugares.

E ainda na própria sexta, 23, a partir das 23 horas, Maria Gadú, revelação musical de 2009 sobe ao palco da ilha no Nova Friburgo Country Clube, onde se apresenta para mais uma atração especial, que contará ainda neste fim-de-semana com Jorge Benjor (sábado, 24), além das atrações locais: ‘Tom sobre Tom’, às 20h30 e ‘As Fulanas’, às 21h30, na sexta. No sábado ainda teremos as apresentações de ´Só Balanço’, às 20h30 e Altay Veloso, às 21h30.

Adaptação do texto L`Aide Mémoire, do francês Jean Claude Carriére, com direção de Moacyr Góes, a peça ‘Caderno de Memórias’ retrata o encontro de um inusitado casal e suas dificuldades de se entregar ao amor; a atriz divide o palco com o ator Otto Jr. da Cia.

Realização conjunta da Prefeitura de Nova Friburgo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria estadual de Turismo, Esportes e Lazer, contando com os patrocínios da Energisa e Águas de Nova Friburgo, o 9° FINF é promovido pela Dell´Arte e conta com atrações de cinco países, além do Brasil: Espanha, Rússia, Itália, Argentina e Cuba.

Pessoas diferentes, atraídas pelo seu avesso

Uma bela mulher entra no pequeno apartamento de um jovem e bem sucedido advogado. Dizendo estar à procura de outro homem, ela acaba por entrar violentamente em sua organizada vida, causando-lhe transformações antes insuspeitas. A ação transcorre em apenas três dias. Esse inusitado casal percorre a trajetória amorosa do homem das grandes metrópoles do mundo. Um homem em crise com os valores agregários de uma civilização que vive o desequilíbrio com a norma.

‘Caderno de Memórias’ é uma história sobre a dificuldade de um homem e uma mulher se entregarem ao amor, ao outro, sem abandonar a solidão que os constitui. São pessoas completamente diferentes que se vêm atraídas pelo seu avesso, pelo o que não são, e travam uma batalha para se possuírem. O que se coloca para eles é como conseguir o objeto do seu desejo sem, ao mesmo tempo, aniquilá-lo. Aí está o sentido da peça, como preservar o outro e a si quando o desejo amoroso pede para que o que é dois se transforme em um.

O consagrado Jean Claude Carrière, carrega nessa bela história a marca de sua escrita nunca óbvia, impregnada de significados que reconhecemos como próximos, mas nunca regional. O texto de Carrière e a performance da talentosa atriz Dira Paes são motivos e garantias de um belo e comovente espetáculo.

JEAN CLAUDE CARRIÈRE

Escritor, dramaturgo e roteirista, Jean Claude Carrière é considerado, na França, um dos maiores mestres do roteiro de todo o século da história do cinema. Nascido em 1931, em Hérault, na França, continua em plena atividade, e entre seus filmes mais recentes estão Maria Antonieta (2006) e Sombras de Goya (2006). Atualmente, duas novas produções assinadas por ele estão em fase de filmagem: Memórias de Minhas Putas Tristes, uma adaptação de Carrière para o texto de Gabriel García Marques, e ‘The 4th Wall’, baseada em sua peça ‘L´Aide Mémoire’, a mesma que será encenada por Dira Paes.

Escreveu roteiros para importantes diretores como Federico Fellini, François Truffaut e Luiz Buñuel. A parceria com este último foi bastante produtiva. Entre as obras de Buñuel, Carrière roteirizou Diário de uma Camareira (1964), Belle de Jour (1967), O Discreto Charme da Burguesia (1972), O Fantasma da Liberdade (1974), Esse obscuro objeto do desejo (1977), e A Via Láctea (1969).

DIRA no teatro

Consagrada pelo extenso currículo no cinema e na televisão, Dira Paes atuou nas seguintes montagens teatrais: ‘Auto de Natal da Arquidiocese de São Paulo’, com direção de Demétrio Nicolau (2005); ‘Meu Destino é pegar’, de Nelson Rodrigues, sob direção de Gilberto Gawronski (2002); ‘O Avarento’, de Moliére, tendo Amir Haddad como diretor (2000); ‘O Capataz de Salema’, de Joaquim Cardozo, dirigido ´por Sérgio Mamberti (1997) e ‘Capitães de Areia’, de Jorge Amado, dirigido por Roberto Bomtempo (1992).

Moacyr Góes - Diretor de cinema e teatro, além de roteirista, Moacyr Góes nasceu em Natal, e começou a ganhar projeção na carreira teatral na década de 1980, quando fundou, em 1986, a Companhia de Encenação Teatral (CET) e ganhou três vezes o prêmio Shell e duas vezes o prêmio Moliére de melhor diretor.

Formado em artes cênicas pela Uni-Rio, foi professor de interpretação no curso de formação de ator na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e do curso de pós-graduação em teatro da UFRJ. Em 1993, assumiu a direção artística do Teatro Glória, e em 1997, do Teatro Carlos Gomes, ambos no Rio. Em 2003, foi diretor da Casa de Cultura Laura Alvim.

Entre as principais montagens dirigidas por ele, destaque para Baal, de Bertolt Brecht, pelo qual recebeu os prêmios Shell e Moliére, em 1988. Em 1992, recebeu seu segundo prêmio Shell de melhor direção por Antígone, de Sófocles, com Ítalo Rossi e Marieta Severo. No ano seguinte, voltou a dirigir Rossi em Comunicação a uma Academia, de Franz Kafka. Outras importantes montagens, assinadas por ele são: A Trágica História do Dr. Fausto, de Christopher Marlowe; Os Cegos e A Escola de Bufões, ambos de Michel de Ghelderode; Os Justos, de Albert Camus; A Visita da Velha Senhora, de Dürrenmatt, com Tônia Carrero; Pinoquio, uma versão para adultos do texto de Carlo Collodi; Toda Nudez Será Castigada e Os Sete Gatinhos, de Nelson Rodrigues, entre outras.

FICHA TÉCNICA

Autor: Jean Claude Carrière

Tradução: Alexandre Heineke

Direção: Moacyr Góes

Assistente de direção e Preparação Corporal: Leon Góes

Elenco: Dira Paes – Suzanne

Otto Jr. – Jean Jacques

Cenários: Helio Eichbauer

Figurinos: Luciana Buarque

Iluminação: Adriana Ortiz

Trilha Sonora: Marcos Ribas

Programação Visual: Cubículo Artes Gráficas (Fabio Arruda e Rodrigo Bleque)

Fotos: Renata Dillon

Produção Executiva – Marco Aurélio Monteiro

Direção de Produção – Ecila Mutzenbecher

Realização: Latiffa Produções Culturais Ltda (Teatros.Art)

Maria Gadú: Suavidade em forma

de MPB no show da noite de sexta

Tudo aconteceu muito rápido na vida da paulistana de 22 anos Maria Gadú. Em menos de cinco meses, ela chegou ao Rio, fechou contrato com a ‘Som Livre’ para o lançamento do disco de estreia e atraiu à temporada no Cinemathèque, ninguém menos do que Caetano Veloso e Milton Nascimento, além de uma penca de outros artistas, críticos musicais, cineastas, atrizes, descolados e músicos.

Tocando em casas na Barra da Tijuca, Maria conheceu artistas da TV Globo. Daí surgiu o convite para fazer uma participação cantando na minissérie Maysa. A passagem pela TV foi pequena, mas sua apresentação na festa de lançamento do programa rendeu o encontro com a Som Livre e o interesse da gravadora.

O carisma de Maria Gadú também é característica que serve ao seu próprio talento. Graças a ele, conheceu seu produtor Rodrigo Vidal. Impressionado, Vidal se ofereceu para trabalhar com ela, virou amigo, e logo a apresentou a nomes como Dadi e Caneca - que participam do álbum de estreia.

Quando Gadú sobe ao palco, qualquer desavisado pode achar que ela faz parte de uma nova onda rock´n´roll, meio punk, meio indie. Ousada, ela parece mesmo que vai chegar na marra, cheia de atitude; mas basta abrir a boca, para a cantora mostrar suavidade em forma de MPB, com tudo muito próprio: letra, música e voz. Este contraste surpreende e seduz. Talvez isso explique um pouco Maria Gadú.

Programação completa no site www.dellarte.com.br

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Prefeitura de Nova Friburgo começa a receber novos veículos

Convênio com Governo do Estado permite adquirir primeiros mini-caminhões para melhoria do atendimento à população

Primeiro foram as 40 novas roçadeiras - da marca Akatana, modelo 1.400 - adquiridas pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e entregues, no dia 11 de junho, a administradores de bairros e distritos friburguenses. Agora são os primeiros oito mini-caminhões, recebidos pela Secretaria Municipal de Obras na última terça-feira, 20, como parte de um programa de renovação da frota de veículos, máquinas, caminhões e demais equipamentos, que permitam as melhorias das condições de trabalho aos funcionários públicos da municipalidade e, consequentemente, a melhoria do atendimento à população.

Os oito mini-caminhões, da marca Hyundai, adquiridos a partir de um convênio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem) se destinam à Secretaria de Obras para servir aos diversos setores da administração pública, principalmente no que se refere à manutenção de ruas e estradas.

Com capacidade para até 1.500 quilos, possuindo direção hidráulica, os mini-caminhões são mais adequados ao serviço de carregamento de materiais para a execução de obras do que as atuais pick-ups Montana, utilitários de menor porte e com carrocerias menores. Até o final do mês que vem, mais seis carros Volkswagen Gol, seis caminhões de grande porte, além de máquinas retroescavadeira, patrol e rolo compressor também já farão parte da frota municipal.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

FRIBURGUENSE VOTA EM FRIBURGUENSE

Reunida na noite de segunda-feira, 19 de julho, a diretoria da Associação Friburguense de Imprensa aprovou a campanha “FRIBURGUENSE VOTA EM FRIBURGUENSE”, que será desencadeada em toda cidade de Nova Friburgo. O objetivo é fazer com que os candidatos de Nova Friburgo não sejam preteridos por outros pelos de fora.
Estão sendo convidados para participar: candidatos da terra, diretores de emissoras de rádio e televisão, jornais, sites e blogs, partidos políticos e Câmara Municipal.
A AFI vai usar não só a mídia local, mas adesivos, camisetas, cartazes, depoimentos de personalidades que já estão sendo convidados e outras fórmulas de divulgação.
No próximo dia 27 de julho, terça-feira, 19h, na sede da Associação Friburguense de Imprensa, praça Getulio Vargas, 71, térreo, acontecerá uma reunião com todos os dirigentes envolvidos.
Outras informações pelo telefone da AFI 8838.2959 no horário de expediente das 15 às 18h de segunda a sexta-feira ou pelos telefones:9267.6552 e 2522.8076.

Nova Friburgo, 19 de julho de 2010.

José E. P. Duarte
presidente


Livros circulantes

Se você for passando pela rua e vir um livro “esquecido” em um banco de praça, ponto de ônibus, orelhão, caixa eletrônico, coreto, balcão de quitanda ou de padaria, ou simplesmente ao pé de uma árvore ou pousado sobre a grama de um jardim, você é uma pessoa de sorte! Você acabou de encontrar um livro circulante!

Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Pró-Leitura, para levar livros até você. Livros espalhados pelos quatro cantos da cidade!

Veja o que ele tem para lhe contar e depois deixe-o em um lugar bem à vista para que outra pessoa o encontre.

Se quiser conversar sobre o que leu, fazer sugestões, ou trocar idéias entre em contato conosco: sproleitura@pmnf.rj.gov.br

sexta-feira, 16 de julho de 2010

9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo

Em seu segundo dia, evento terá ‘Tarde Espanhola’

e recital inédito do pianista russo Pavel Nersessian

Em seu segundo dia, nesta sexta-feira, 16, o 9º FINF – Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo tem em sua programação dois espetáculos. Na Usina Cultural Energisa, a partir das 17 horas, acontecerá ‘Uma tarde espanhola’, com Paulo Pedrassoli (violão) e Karla Bach (castanholas), executando obras de Bach, Fernando Sor e Albeniz, entre outros. Já no Teatro Municipal, na praça do Suspiro, o pianista russo Pavel Nersessian fará recital inédito, a partir das 20 horas, com obras de Chopin, Schumann e outros grandes compositores, em homenagem ao bicentenário do compositor Chopin. Todas as atrações têm entrada franca.

De volta ao Brasil um dos mais importantes pianistas russos, Pavel Nersessian conquistou sempre os primeiros lugares em todos os concursos de piano de que participou. Assim a música clássica embala a cena cultural de Nova Friburgo com o concerto do pianista Pavel Nersessian, cuja “fantástica performance fez com que a platéia explodisse em aplauso retumbante”, segundo o jornal “The Irish Times”, quando ele recebeu o 1º Prêmio no Concurso Internacional de Piano do GPA de Dublin, na Irlanda, em 1991.

Sempre os primeiros lugares

Considerado na Rússia como um dos mais importantes pianistas de sua geração, é conhecido por sua desenvoltura e competência em tocar peças do mais variado repertório pianístico, fazendo com que conquistasse sempre os primeiros lugares em todos os concursos de piano de que participou, como o Concurso Beethoven de Viena, em 1985, o Concurso Paloma O’Shea em Santander e o Concurso Internacional de Tóquio.

Ainda criança Pavel Nersessian entrou para o Conservatório Tchaikowsky de Moscou, onde foi aluno de Yu Levin na famosa Escola Central de Música do Conservatório. Estudou também com Sergei Dorensky. Após receber seu diploma no Conservatório, quando alcançou nota máxima em todos os exames, foi convidado para integrar o corpo de professores do Conservatório, onde leciona até hoje. Ultimamente tem dado aulas nos Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Japão, Iugoslávia e Itália.

Sua atividade artística é intensa, tendo percorrido toda a Rússia desde os oito anos. Também se apresenta regularmente em Londres, Nova York, Los Angeles, Paris, Leipzig, Viena, Madrid e Tóquio, entre várias outras cidades. Em sua discografia constam obras de Chopin, Schumann, Schubert, Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, Schostakovitch, entre outros.

O ‘New York Times’ escreveu a seu respeito: “Pavel Nersessian, vencedor do Concerto Internacioanal GPA de Dublin, estreou nos Estados Unidos na noite de terça-feira com um recital dedicado à musica russa. Pavel Nersessian demonstrou um dom especial na interpretação da ‘Canzona Serenata’ de Medtners, dando-lhe cores e matizes especiais bem como uma destreza virtuosística na Sonata nº 1 de Schostakovitch, nas Variações sobre um tema de Corelli, de Rachmaninov, e sobretudo nas ‘Estações’, de Tchaikowsky que consistiram as 12 partes, no grande clímax da noite. Nersessian conseguiu manter a platéia em supenso durante todo o recital, terminando com alento lírico quando tocou as conhecidas melodias ‘Junho’ e ‘Novembro’”.

DEPOIMENTOS

“Pavel Nersessian, no “Les Djinns” de Cesar Franck, obteve o máximo de uma peça que, como esta, às vezes chega a ser rude, através de sua musicalidade superlativa. (Martin Adams, The Irish Times, novembro, 1996)

“Pavel Nersessian, este pianista russo de 33 anos, vencedor de vários prêmios internacionais, é também aquele espírito livre, capaz de acender uma platéia com sua virtuosidade, bravura e seu próprio e único colorido pessoal. Numa época em que a disciplina a regras pré-estabelecidas ainda é muito importante, a liberdade romântica de Nersessian e sua indiferença a essas convenções vão certamente provocar e deliciar o público.” (Gramophone magazine, 1998, Londres)

PROGRAMA

Robert Schumann / Arabescos / Estudos Sinfônicos

Tema / Estudo I / Estudo II / Estudo III / Estudo IV / Estudo V / Estudo VI / Estudo VII / Estudo VIII / Estudo IX / Estudo X / Estudo XI / Estudo XII / Frédéric-François Chopin: Concerto para piano e orquestra, op. 11 nº 1, em Mi menor (versão para 1 piano) / Allegro maestoso / Romance: Larghetto / Rondo: Vivace / Maurice Ravel / La Valse.

Na sequência, o Festival terá em seu primeiro fim-de-semana, o filme ‘Um Violinista no telhado’, na Sala Cineclube do Barão (Oficina Escola de Artes), no sábado, 17, a partir das 15 horas, enquanto no Teatro Municipal, no Suspiro, às 20 horas, ‘O Novo prodígio do Violino Russo’, com apresentação de Dmitry Smirnov, acompanhado de Priscila Bomfim (piano), executando obras de Tchaikovsky, Brahms, Paganini e outros. No domingo, 18, ainda no Teatro Municipal, a Orquestra Cândido Mendes, sob a regência do maestro Francisco Fernandes Filho, fará concerto especial.

Na segunda, 19, às 20 horas, o Duo Cipolleta-Destafano (Itália) se apresenta com Dario Destafano (violoncelo) e Francesco Cipolleta (piano), executando obras de Vivaldi, Schumann, Brahms e Cesar Franck.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA A SEGUIR

Programação do 9º Festival de Inverno de Nova Friburgo (*)

De 15 de julho a 1º de agosto

15 de julho, 5ª feira

20h - Teatro Municipal de Nova Friburgo

Abertura do 9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo

Cia Brasileira de Ballet “A Flauta Mágica”

Solistas: Luiza Bertho / Roger Neves

Coreografia: Ivanov e Peter Martins

-------------------------------------------------

16 de julho, 6ª feira

17h – Usina Cultural Energisa

“Uma Tarde Espanhola”

Paulo Pedrassoli, violão

Karla Bach, castanholas

Obras de Bach, Fernando Sor, Albéniz, e outros

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

Pavel Nersessian, piano (Rússia)

Homenagem ao bicentenário de nascimento de Chopin

Obras de Chopin, Schumann e outros

----------------------------------------------------

17 de julho, sábado

15h – Oficina Escola de Artes - Sala Cineclube do Barão

“Um Violinista no Telhado” (1971) - Direção: Norman Jewison

Classificação etária: 16 anos

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

“O Novo Prodígio do Violino Russo”

Dmitry Smirnov, violino (Rússia)

Priscila Bomfim, piano

Obras de Tchaikovsky, Brahms, Paganini e outros

----------------------------------------------------

18 de julho, domingo

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

Orquestra da Cândido Mendes

Regente: Francisco Fernandes Filho

----------------------------------------------------

19 de julho, 2ª feira

20h - Teatro Municipal de Nova Friburgo

Duo Cipolletta-Destefano (Itália)

Dario Destefano, violoncelo

Francesco Cipolletta, piano

Obras de Vivaldi, Schumann, Brahms e Cesar Franck

----------------------------------------------------

20 de julho, 3ª feira

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

Narcotango, indicado ao Grammy Latino 2009 – categoria melhor cd de Tango eletrônico (Argentina)

----------------------------------------------------

21 de jullho, 4ª feira

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

Roberto de Regina, cravo

Obras do barroco italiano e francês (D.Scarlatti, Couperin e Rameau)

----------------------------------------------------

22 de julho, 5ª feira

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

Blues Etílicos – Uma noite de blues

----------------------------------------------------

23 de julho, 6ª feira

17h – Usina Cultural Energisa

Atração a ser definida

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

Peça de Teatro “Caderno de Memórias”, com Dira Paes e Otto Jr.

texto de Jean Claude Carriére, tradução de Alexandre Reinecke e direção de Moacyr Góes

Classificação etária: 12 anos

23h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha

Maria Gadú

Abertura com bandas locais:

20:30 – Tom sobre Tom

21:30 – As Fulanas

----------------------------------------------------

24 de julho, sábado

15h – Oficina Escola de Artes - Sala Cineclube do Barão

Filme “Fantasia” (1940) - Clássico Disney

20h – Teatro Municipal
60, o musical
Texto: Bibiana Beurmann
Direção e produção: Bernardo Dugin

23h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha

Jorge Benjor

Abertura com bandas locais:

20:30 – Só Balanço

21:30 – Altay Veloso

----------------------------------------------------

25 de julho, domingo

10h – Nova Friburgo Country Clube

Domingo no Parque – Atrações culturais e esportivas para as crianças

11h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha

Banda Sinfônica Campesina Friburguense

Regente: Marcus Almeida

15h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha

Bia Bedran – Forró da Bia “Um espetáculo para toda a família”

17h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha

Orquestra Sinfônica de Campos

Regente: Mauricio Carneiro

20h – Teatro Municipal

Claudio Dauelsberg Quarteto

Com Pascoal Meirelles, Ney Conceição e Fernando Trocado

----------------------------------------------------

26 de julho, 2ª feira

----------------------------------------------------

27 de julho, 3ª feira

12h - Teatro Municipal de Nova Friburgo

“Concertos ao Meio-dia”

Pianistas: Andrés Roig, Cuba , André Kacowicz e Sylvia Thereza

Programa: Chopin nº 1, Liszt nº 2 e Rachmaninoff – Rapsódia sobre um tema de Paganini

Pianista acompanhadora: Katia Balloussier

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

Trio Amazônico com Cristina Braga, harpa, acompanhada de Igor Levy, flauta e Ricardo Medeiros, contrabaixo

Obras de Saint-Säens, Bach, Debussy, Chopin e outros

----------------------------------------------------

28 de julho, 4ª feira

12h - Teatro Municipal de Nova Friburgo

“Concertos ao Meio-dia”

Pianistas: André Signorelli e Silas Barbosa

Programa: Mozart nº 20 (K466) e Beethoven nº 5 (Imperador)

Pianista acompanhador: Andrés Roig

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

Mauro Senise, sax e flauta

Gilson Peranzzetta, piano

----------------------------------------------------

29 de julho, 5ª feira

12h - Teatro Municipal de Nova Friburgo

“Concertos ao Meio-dia”

Pianistas: Marcelo Thys, Luciano Magalhães e Lígia Moreno

Programa: Poulenc – concerto para dois pianos e Rachmaninoff nº 2

Pianista acompanhador: Luciano Magalhães

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

“Os 3 Tenores do Brasil”

Geilson Santos, Marcos Paulo e João Alexandre

Piano e direção musical – André Kacowicz

Obras de Mozart, Puccini, Gounod e Verdi

----------------------------------------------------

30 de julho, 6ª feira

17h – Usina Cultural Energisa

“Amores do poeta” - Tributo ao Ano Schumann

Adriano Jordão, piano

Oliveira Lopes, tenor

19h – Centro de Arte

Lançamento do livro “Bicicleta, a cara do Rio”, de Julio Lopes em parceria com José Lobo e Claudio Santos

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

Yamandu Costa, violão

23h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha

Roberta Sá

Abertura com bandas locais:

21:30 – Manú Cordeiro

----------------------------------------------------

31 de julho, sábado

15h – Oficina Escola de Artes - Sala Cineclube do Barão

Filme “O Segredo de Beethoven” (1992) - direção: Agnieszka Holland

Classificação etária: 10 anos

20h – Teatro Municipal de Nova Friburgo

Ana Botafogo “Uma em Quatro”

Com: Ana Botafogo, Bettina Dalcanale, Laura Prochet, Mônica Barbosa e Priscilla Mota

Direção e Coreografia: João Wlamir

23h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha

Titãs

Abertura com bandas locais:

20:30 – Os Bartira

21:30 – Os Azuis

----------------------------------------------------

1 de agosto, domingo

10h – Nova Friburgo Country Clube

Domingo no Parque – Atrações culturais e esportivas para as crianças

11h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha

Banda Sinfônica Euterpe Friburguense

Regente: Nelson Pereira Silva

19h – Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha

Encerramento do 9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo

Com: Orquestra Petrobrás Sinfônica

Regente: Carlos Prazeres

Abertura com banda local:

17h – Grupo Talun

* Programação sujeita a alterações

Locais

Usina Cultural Energisa – Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro.
Tel: 22 2522-3687
Capacidade: 100 lugares

Estacionamento: não tem

Oficina Escola de Artes - Sala Cineclube do Barão – Praça Getúlio Vargas, 71 – Centro
Tel: 22 2533-1359
Capacidade do local: 60 lugares
Estacionamento: não tem
Acesso para deficientes

Centro de Arte – Praça Getúlio Vargas, 71 – Centro
Tel: 22 2533-1359
Capacidade do local: 60 lugares
Estacionamento: não tem
Acesso para deficientes

Teatro Municipal – Praça do Suspiro, s/n – Centro
Tel: 22 2521-1558
Capacidade do local: 600 lugares
Estacionamento: sim

Acesso para deficientes: sim

Nova Friburgo Country Clube – Palco da Ilha – Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Parque São Clemente
Tel: 22 2522-9552
Capacidade do local: 15.000
Estacionamento: não

Acesso para deficientes: sim